Os atletas nacionais Nelton Novele, em masculinos, e Ester Chiweia, em femininos, são os grandes vencedores da sétima edição da meia-maratona Corrida Azul, promovida pelo Standard Bank, que decorreu domingo, 16 de Novembro, na cidade de Maputo. A prova, introduzida no calendário nacional do atletismo em 2014, visa impulsionar a modalidade ao nível do País e estimular a adopção de hábitos de vida saudáveis. Este ano, foi introduzida a categoria de federados nacionais, na qual ambos terminaram na primeira posição.
Os corredores percorreram os 21 quilómetros em 1:18:41 e 1:35:59, respectivamente, garantindo, assim, os melhores tempos em federados, o que evidencia o elevado nível competitivo da prova, que contou com a participação de cerca de dois mil atletas, incluindo internacionais, que continuam a marcar presença no evento, reforçando o seu carácter competitivo e diversificado.
Para o administrador-delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, a adesão massiva à corrida, incluindo na fase das inscrições, demonstra o crescente interesse dos munícipes por actividades que promovem a saúde e o bem-estar.
“Este é mais um evento que se torna emblemático dentro do calendário da cidade de Maputo e do País. O nosso objectivo é promover a saúde, pois é muito importante mantermo-nos activos e em boa forma física. Por isso, o Standard Bank tem promovido esta prova. Já a realizámos na cidade da Beira, e hoje foi na capital”, sublinhou Bernardo Aparício.
A prova, que se enquadra nas celebrações dos 138 anos da cidade de Maputo, contou com a parceria do Conselho Municipal, que destacou o papel da corrida na promoção da saúde e o carácter inclusivo da iniciativa.
“Foi uma corrida inclusiva, da qual todos puderam fazer parte. Ganha o desporto, ganha a cidade e ganham os nossos munícipes, que mesmo com chuva vieram correr e mostrar ao mundo que gostamos do atletismo e do desporto. Foi um momento especial para todos nós”, frisou Osvaldo Faquir, vereador de Educação, Cultura e Desporto no Conselho Municipal de Maputo.
A sétima edição da Corrida Azul integrou diversas categorias, abrangendo diferentes perfis de participantes, nomeadamente as provas de 21, 12 e 7 quilómetros, destinadas a federados, populares e caminhada, respectivamente. Reafirmando o seu carácter inclusivo, a prova contou, ainda, com duas categorias exclusivas para cadeirantes e triciclos, permitindo a participação de atletas com mobilidade reduzida.
Os três primeiros classificados de cada categoria, excluindo a caminhada, receberam prémios monetários e troféus, sendo que os restantes atletas foram distinguidos com medalhas de participação.