O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) está a preparar um envelope avaliado em perto de quatro mil milhões de dólares para financiar projectos em Moçambique nas áreas de energia, petróleo e gás.
“Ao nível do Afreximbank ficou aqui o comprometimento de financiar em cerca de 3 a 4 mil milhões de dólares projectos de infra-estruturas, sector de energia, petróleo e gás. O Afreximbank é um parceiro estratégico para Moçambique assim como para tantos outros países africanos e estamos comprometidos em financiar e desenvolver projectos que agregam valor a Moçambique”, disse Richman Dzene, director do gabinete do presidente do Afreximbank para pesquisa e política.
Dzene falava na capital moçambicana, momentos depois do novo presidente do Afreximbank, George Elombi, se reunir com o Presidente da República, Daniel Chapo.
“O Presidente mostrou abertura em cooperar com o Afreximbank. Moçambique está aberto a trabalhar com o banco em tudo o que for necessário. Este é um banco africano e merece ser acarinhado “, disse Dzene.
O director do gabinete do presidente do Afreximbank para pesquisa e política precisou igualmente que Moçambique e o Afreximbank estarão a trabalhar conjuntamente para financiar e garantir que o país tenha êxito em alguns dos projectos estruturantes.
O Afreximbank é uma instituição financeira multilateral criada em 1993 sob os auspícios do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), desempenhando um papel crucial no apoio ao comércio africano e ao financiamento de projectos de grande impacto económico.