O Presidente da República, Daniel Chapo, participa, a partir desta segunda-feira até ao próximo dia 14 de Janeiro, na semana de sustentabilidade Abu Dhabi 2026, nos Emiratos Árabes Unidos (EAU), que vai decorrer sob o lema: “Lançamento Abrangente Rumo ao Futuro”.
Chapo que escala aquele país a convite do seu homólogo, de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, deverá ainda participar na entrega do “Prémio Zayed para a Sustentabilidade”.
Trata-se de um evento que reúne as vozes mais influentes do mundo, decisores políticos, líderes empresariais, inovadores e jovens, para colmatar lacunas de investimento e acelerar a transformação sistémica.
A iniciativa vai fornecer um roteiro para o progresso que liga a ambição global com líderes que impulsionam a mudança real, prestando especial atenção para o fornecimento de energia limpa, financiamento em escala, o avanço de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e à garantia de transformações inclusivas.
De acordo com uma nota da Presidência da República, a visita de Chapo tem como objectivo aprofundar e consolidar as relações Políticas e de cooperação existentes entre Moçambique e os Emirados Árabes Unidos, e constituirá uma oportunidade para a mobilização de investimentos para implementação de projectos estruturantes em Moçambique, bem como para a dinamização das relações económico-comerciais entre os dois países.
A visita de trabalho constituirá ainda uma plataforma para os dois países abordarem assuntos relativos à cooperação bilateral, com destaque às áreas de Política e Diplomacia, Transportes e Logística, Recursos Minerais e Energia, Agricultura, e Economia, bem como para aprofundar outras questões de interesse comum aos níveis regional, continental e do mundo.
No seu primeiro dia de trabalho, esta segunda-feira, Chapo vai conceder uma audiência ao Ministro do Comércio Externo dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi. Mas antes, deverá receber cumprimentosde boas vindas pelos membros da delegação moçambicana e funcionários da Embaixada da República de Moçambique em Abu Dhabi.
Esta é segunda vez que Moçambique participa na semana de sustentabilidade de Abu Dahi ao mais nível, tendo a primeira sido em 2023.
Para além do chefe de estado Moçambicano espera se a presente dos presidentes da África do Sul, Angola, Namíbia, Nigéria, Ruanda, Senegal, Madagáscar e Sycheles ao nível do continente Africano. Espera.se a presença dos presidentes da Sérvia, Indonésia, Filipinas bem como de outros chefes de governos e representantes.
(Argunaldo Nhampossa, em Abu Dhabi)