Coreia do Norte confirmou que realizou teste de bomba de hidrogénio
A Coreia do Norte confirmou que realizou, ontem, o sexto teste nuclear desde 2006, cuja potência provocou um abalo sísmico artificial de 6.3 em Punggye-ri.
A confirmação oficial foi feita às 8h30 (hora de Maputo) por uma jornalista da televisão estatal que afirmou que a Coreia do Norte havia testado “com sucesso” uma bomba de hidrogénio – conhecida como ‘bomba H’.
O teste surgiu poucas horas depois de o regime ter anunciado que estava a desenvolver uma arma nuclear mais avançada com “enorme poder de destruição” e que o líder, Kim Jong Un, havia estado a inspeccionar a integração de uma bomba de hidrogénio num míssil balístico intercontinental, um míssil de longo alcance desenvolvido para carregar armas nucleares.
A informação tinha sido avançada pela agência de notícias coreana KCNA, citada pela AFP, que explicou que “o poder de uma bomba de hidrogénio é ajustável a centenas de quilotoneladas e pode ser detonada a altitudes elevadas”.










