O Pavilhão de Moçambique na EXPO 2025, em Osaka, Japão recebeu mais de um milhão de visitantes desde a sua abertura a 13 de Abril, um marco que desafia o país nos esforços para a promoção da sua imagem naquele evento de escala mundial.
Desde a sua abertura a 13 de Abril, o pavilhão moçambicano tem recebido todos os dias, milhares de pessoas de várias nacionalidades em números que variam de 12000 a 25000, com destaque para cidadãos japoneses. A visitante um milhão chama-se Yoshimi Shibayama e é natural de Quioto, Japão, a quem coube um prémio simbólico, entregue pelo Comissário Geral do COGEMO.
“Estou muito feliz, muito grata. Quando decidi vir a Expo hoje, não sabia que iria visitar o Pavilhão de Moçambique, mas fiquei curiosa e decidi entrar. Estou satisfeita por ser uma visitante especial. Estou surpresa”, disse Yoshimi Shibayama.
Esta conquista acontece poucos dias depois de Moçambique celebrar o dia nacional, a 16 de Junho passado, que constituiu o ponto mais alto da participação do país neste evento universal.
“Atingir um milhão de visitantes em apenas dois meses e meio do decurso da EXPO mostra que, o Pavilhão é atractivo o que eleva a nossa responsabilidade na promoção da imagem do país. O facto de Moçambique ser um Pavilhão do tipo B, favorece-nos, ou seja, somos dos poucos países africanos participantes na EXPO com um Pavilhão independente porque muitos estão em espaços comuns. Isso nos torna privilegiados e dá-nos algum destaque”, precisou o Comissário Geral, Riduan Adamo, apelando para que a visitante um milhão seja Embaixadora do Pavilhão de Moçambique de modo a que o mundo conheça o país na íntegra.
Moçambique participa na EXPO 2025, para dentre outros, exibir iniciativas tecnológicas para solução de problemas locais de âmbito social, económico e ambiental.