A População de diversas aldeias do distrito de Chiúre tem estado, nos últimos dias, a chegar à sede distrital buscando por segurança, tendo em conta a contínua circulação de insurgentes por diversas zonas daquele distrito da região sul de Cabo Delgado.
A busca de refúgio na sede distrital tem estado a registar desde que, na semana passada, os grupos armados fizeram incursões por diversas aldeias, particularmente no Posto Administrativo de Mazeze, mas os relatos de uma possível aproximação estão agora a criar agitação na sede distrital.
Uma fonte local relatou, nesta terça-feira, um cenário de medo na vila distrital de Chiure, o que está a obrigar algumas famílias a iniciarem, igualmente, fuga em direcção à capital provincial de Cabo Delgado, a cidade de Pemba. Outras pessoas, segundo relatos da fonte local, estão a seguir em direcção à vizinha região de Ocua, isto já no território da província de Nampula.
“A situação é descrita como preocupante”, relatou, citando residentes, mas também pessoas que tem familiares na vila de Chiúre, sugerindo que os terroristas estavam já na aldeia Namitil, pouco mais de sete quilómetros da sede distrital.
A agitação na vila de Chiúre foi confirmada por uma segunda fonte, mas esta rejeitou a ideia de algum tipo de ataque ou vandalização em Namitil. Aliás, falou de maus-tratos à população, supostamente protagonizados por elementos das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique.
Por outro lado, a fonte avançou a circulação de indicações sugestivas de que os grupos armados instalados no distrito não tenham objectivo, para já, de atacar a vila de Chiúre, mas um posto de controlo que está localizado em direcção ao rio Lúrio.