Cerca de 80% de um total de 1.086 “sites”, estruturas que abrigam equipamentos e antenas de telecomunicações, já se encontram operacionalizados, no âmbito da implementação da segunda fase do projecto de modernização e expansão da rede da Tmcel – Moçambique Telecom, em curso, no país.
A operacionalização compreende substituições, coberturas internas e implantação de novos “sites”.
Uma nota da Tmcel lembra que entre os meses de Dezembro do ano passado e Janeiro último, a província de Niassa foi a que mais se destacou, com mais de 50 novos “sites” implantados, dos quais 15 já dispõem da tecnologia LTE (Long-Term Evolution).
Trata-se de uma tecnologia de comunicação sem fio, desenvolvida para oferecer altas taxas de transferência de dados, baixa latência e capacidade de suportar uma ampla gama de serviços multimídia.
Está igualmente prevista a actualização da rede em coberturas internas (como as existentes nos grandes centros comerciais). O processo, em curso, encontra-se em pleno funcionamento, em alguns centros comerciais da cidade e província de Maputo.
De acordo com a nota da Tmcel, todas as províncias do país já foram abrangidas por este projecto, estando ainda em curso a operacionalização de mais “sites”.