Dois pilotos adormeceram num meio de um voo, fazendo com que o avião se desviasse da rota prevista, de acordo com um relatório preliminar do Comité Nacional de Segurança dos Transportes da Indonésia, citado pela imprensa internacional.
O incidente aéreo incomum ocorreu na Indonésia, quando um Airbus A320 da Batik Air, transportando 153 passageiros, desviou de sua rota após ambos os pilotos adormecerem durante o voo.
O governo indonésio anunciou, no sábado passado, a abertura de uma investigação para esclarecer o episódio ocorrido no dia 25 de Janeiro. O incidente envolveu dois voos, sendo o primeiro de Jacarta para Kendari, onde o copiloto, privado de sono devido aos cuidados com gêmeos recém-nascidos, dormiu por aproximadamente 30 minutos.
No voo de retorno para Jacarta, o outro piloto solicitou um momento para descansar. Cerca de 1h30 após a decolagem, o copiloto também adormeceu, levando a aeronave a se desviar da rota estabelecida. Após 28 minutos de tentativas falhadas de comunicação da torre de controle, o piloto que estava a descansar acordou e retomou o controle do avião, alegando problemas de rádio para justificar o silêncio. O voo, por fim, pousou sem incidentes em Jacarta.
O Comité Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia recomendou à Batik Air a adopção de medidas para aprimorar os protocolos de segurança, enfatizando a importância do descanso adequado para a tripulação e da comunicação efectiva durante os voos.