O antigo presidente sul-africano, Jacob Zuma, é o cabeça de lista do Partido Umkhonto we Sizwe (MKP) para a Assembleia Nacional nas eleições marcadas para 29 de Maio próximo.
Segundo o blog fatshimetrie, a lista nacional do MKP é uma combinação de associados de longa data de Zuma e novos actores políticos, bem como líderes de partidos mais pequenos, igrejas ou outros grupos que apoiaram o antigo presidente.
A escolha de Jabulani Khumalo como número dois da lista mostra a importância das alianças estratégicas para o partido. A presidente do Movimento All African Alliance, Sophonia Tsekedi, está na terceira posição, confirmando o apoio do seu partido a Zuma.
Roy Moodley, empresário próximo de Zuma, assim como Des Van Rooyen, ex-ministro das Finanças sul-africano, também estão na lista. A sua presença sublinha os laços estreitos entre o MKP e o antigo presidente, apesar dos escândalos de corrupção que mancharam o seu mandato.
O envolvimento de Duduzile Zuma, filha de Jacob Zuma, e de Visvin Reddy, conselheiro da Mudança Democrática Africana, traz uma dimensão familiar e comunitária a esta campanha eleitoral.
Num contexto marcado pela diversidade de actores políticos e de questões nacionais, o MKP posiciona-se como um sério desafiante, com aliados fortes e uma dinâmica eleitoral a acompanhar de perto.