As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) realizam, a partir desta terça-feira até quarta-feira da próxima semana, um exercício militar com força no terreno, evento a decorrer no distrito da Maganja da Costa, província da Zambézia, centro do país.
Denominado “Aringa 2024”, o exercício tem o objectivo de avaliar as Forças de Reacção Rápida (QRF, na sigla em inglês) nas componentes terrestre, marítima e aérea, do grupo formado durante o 5º ciclo de treino da Missão de Treino Militar da União Europeia em Moçambique (EUTM-MOZ), cuja formação decorreu nos campos de treino da Katembe e Mavalane, cidade de Maputo, e Dongo, em Manica.
De acordo com uma nota do Ministério da Defesa Nacional, o exercício irá, igualmente, permitir que os participantes aprendam uns com os outros e fortaleçam a relação e a interoperabilidade entre as três componentes das QRF.
A acção tem lugar numa altura em que Cabo Delgado continua a registar um claro recrudescimento da violência protagonizada por grupos terroristas que actuam na província desde 2017, com ataques e ocupação de vilas distritais e até perseguição e morte de elementos das Forças de Defesa e Segurança (FDS).