Uma ponte da cidade de Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos, desabou nesta terça-feira, depois de ser atingida por um navio, com bandeira de Singapura.
A Autoridade de Transporte do estado de Maryland (MTA) informou que uma embarcação de carga colidiu contra a ponte.
Segundo as imagens registradas pelas câmeras de segurança, um porta-contêineres bateu num pilar da ponte Francis Scott Key, o que provocou a queda de grande parte da estrutura de aço no rio Palapsco.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver os vãos da ponte Francis Scott Key – com 2.7 quilómetros de comprimento – a cair na água depois de terem sido atingidos pelo navio.
Também é possível observar luzes, aparentemente de veículos, na ponte antes da deformação da estrutura e do desmoronamento.
“Sabemos que até 20 pessoas podem estar no rio Patapsco neste momento, assim como vários veículos”, assinalou Kevin Cartwright, do Departamento de Bombeiros de Baltimore, ao canal CNN.
“Acreditamos que veículos e possivelmente um semirreboque caíram na água”, disse Cartwight ao jornal Baltimore Sun. “A ponte inteira desabou”, afirmou.
A ponte, de quatro pistas e 2,6 quilómetros de comprimento, atravessa o rio Patapsco, ao sudoeste de Baltimore, uma cidade industrial e portuária na costa atlântica dos Estados Unidos. A estrutura integra uma rodovia que liga esta cidade à capital, Washington.
O site de monitoramento marítimo MarineTraffic informou que um navio de contentores com bandeira de Singapura, chamado “Dali”, parou sob a ponte na madrugada de terça-feira.
De acordo com os bombeiros da cidade de Baltimore, “esta é uma emergência terrível” e o sonar detectou vários veículos no rio na zona da ponte.
Até ao momento, foram resgatadas duas pessoas, sendo que uma delas se encontra em estado crítico e teve de receber tratamento hospitalar no Centro Médico da Universidade de Maryland. O outro ferido recusou receber tratamento.
O número de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que o secretário de Estado dos Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld, revelou que havia trabalhadores na ponte na altura do seu colapso.
As causas do acidente estão a ser investigadas. No entanto, a ABC avança que momentos antes, o porta-contentores Dali “perdeu a propulsão” ao sair do porto e a tripulação a bordo avisou as autoridades de Maryland de um possível acidente.
O navio não estava a ser pilotado pela própria tripulação, mas por pilotos locais que são utilizados especificamente para evitar acidentes como este.
“Os pilotos fazem com que os navios entrem e saiam do Porto de Baltimore”, afirmou o secretário dos Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld, em conferência de imprensa, acrescentando que “é muito cedo para saber a causa do acidente”.
(SAVANA e agências internacionais)