Com o Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMO) a decidir pela contínua redução da taxa de juro de política monetária, com a última revisão a passar de 16.5 para 15.75 por cento, verificou-se, igualmente, a contínua queda de outras variantes importantes a serem usadas no cálculo da taxa de juro final por parte dos bancos comerciais na sua relação com os consumidores dos serviços de crédito no território nacional.
Assim, depois de a prime rate do sistema financeiro moçambicano ter se posicionado na casa dos 23,50 por cento em Fevereiro, e em Março caído para 23.10, o cálculo fixado conjuntamente pelo Banco de Moçambique e pelos bancos comerciais a operar em Moçambique aponta uma prime rate na ordem de 22.70 por cento. Esta é válida para todo o mês de Abril corrente.
Trata-se de uma contínua queda no âmbito das perspectivas do Banco de Moçambique em garantir condições para que os consumidores possam ter taxas de juro que sejam competitiva e comportáveis para a necessidades da economia e de outros consumidores.
A prime rate do sistema financeiro moçambicano é calculada no quadro da implementação do acordo sobre o indexante único, calculado pelo Banco de Moçambique, e o prémio de custo, calculado pela Associação Moçambicana de Bancos, cujo somatório resulta na definição do prime rate mensal.
Segundo se sabe, esta é a taxa única de referência para as operações
de crédito de taxa de juro variável e resulta da soma do indexante único e do prémio de custo. Esta taxa aplica-se às operações de crédito contratualizadas (novas, renovações e renegociações) entre as instituições de crédito e sociedades financeiras e os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) que será adicionada ou subtraída à prime rate, mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto.
O acordo sobre o indexante único do sistema bancário moçambicano visa promover uma maior transparência no processo de fixação das taxas de juro variáveis no mercado e melhorar o mecanismo de transmissão da política monetária.
(mediaFAX)