A Administração Nacional de Estradas (ANE) em Cabo Delgado, norte de Moçambique, está a tentar desenvolver esforços que possam garantir que, no mais curto espaço de tempo, seja garantida a transitabilidade rodoviária ao longo da N380, particularmente o troço que liga a vila distrital de Macomia ao cruzamento de Awasse.
O troço, de acordo com o delegado da ANE em Cabo Delgado, Jorge Guvanhica, apresenta três cortes em resultado das chuvas intensas que fustigaram a província nas últimas semanas, com destaque para as regiões centro e norte.
“Estamos, nesse momento, no processo de transporte de material das pedreiras para o local, e vamos prosseguir nos próximos dias para ver se conseguimos reabrir o tráfego da estrada N380, de Macomia a Awasse, com vista a aliviar a pressão que temos neste momento”, assinalou Jorge Guvanhica, citado, nesta segunda-feira, pela Rádio Moçambique.
Como alternativa, segundo se sabe, se está a usar a via Montepuez – Mueda, via Nairoto, estrada que não se apresenta em condições para suportar o tráfego a que está a ser sujeito nos últimos dias.