O Conselho de Ministros decretou, na tarde desta terça-feira, luto nacional de três dias na sequência da morte, no domingo, de pelo menos 98 pessoas no naufrágio de uma embarcação vocacionada a pesca, na província de Nampula, norte de Moçambique.
“O Conselho de Ministros da República de Moçambique decidiu decretar luto nacional de três dias, a partir das zero horas do dia 10 de abril de 2024 até às 24 horas do dia 12 de Abril de 2024”, assinalou o porta-voz do Governo, Filimão Suaze, em conferência de imprensa após a sessão semanal do Governo.
A nota do CM assinala que durante o período de luto nacional, a bandeira nacional e o pavilhão presidencial serão içados a meia haste, em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique.
O Conselho de Ministros decidiu ainda criar uma comissão de inquérito para aprofundar as circunstâncias, causas e responsabilidades em relação ao acidente e submeter recomendações ao Governo.
Relativamente à desinformação sobre a cólera, o porta-voz do Governo defendeu a “intensificação” das campanhas de educação e sensibilização das comunidades sobre as causas e tratamento da doença.
O naufrágio matou 98 pessoas, incluindo 55 crianças, 34 mulheres e nove homens, havendo registo de 16 sobreviventes entre as cerca de 130 pessoas que seguiam a bordo.