O First National Bank (FNB) Moçambique prevê que a economia moçambicana cresça em cerca de 4.9 por cento até 31 de Dezembro do corrente ano, desempenho ligeiramente abaixo do optimismo governamental que aponta para uma evolução do Produto Interno Bruto na ordem de 5.5 por cento.
“Em 2023, assistimos a um crescimento económico na ordem dos 5%, comparativamente ao crescimento económico do ano anterior, de cerca de 4%. Em função disso, as nossas perspectivas de crescimento apontam para uma subida de 4.9%, para o ano de 2024”, disse o responsável de Economia e pesquisa de mercado do FNB, Alfredo Mondlane.
Aquele dirigente falava recentemente, em Maputo, num evento organizado em parceria com o RMB, braço corporativo do Grupo First Rand, do qual o FNB também faz parte.
O evento económico contou com a presença de clientes, parceiros e colaboradores do FNB e foram abordados vários temas, com destaque para o panorama económico local e global, as flutuações da cadeia de distribuição, os recentes desenvolvimentos e desafios ao nível da banca moçambicana, o actual panorama económico em Moçambique, entre outros temas da actualidade económica.
Entretanto, o dirigente espera uma aceleração da economia para um nível de crescimento de 5,6% a médio prazo.
“Acreditamos que, futuramente, os sectores da indústria de LNG, a indústria do gás e a indústria extractiva estarão na dianteira do crescimento económico.
Também vão ser suportados pelas indústrias de serviço, concretamente serviços financeiros. Prevemos, ainda, que a indústria de transporte e comunicação também suporte este crescimento”, assinala Mondlane.