A Hidroelétrica da Cahora Bassa (HCB) pretende facilitar a realização de negócios com os seus fornecedores, através do uso de uma plataforma especifica para esse fim.
Falando nesta quarta-feira, em Maputo, na cerimónia de apresentação pública da plataforma, o PCA da HCB, Tomás Matola, entende que o objectivo é criar oportunidades para que o empresariado nacional possa participar de todas as licitações de fornecimentos de bens e serviços da hidroeléctrica, através de uma plataforma virtual em que todos têm acesso à informação.
“O portal de fornecedores de HCB é uma manifestação tangível dessa crença, por isso estamos entusiasmados com o impacto positivo que terá nas nossas práticas de compras e na facilitação da vida dos fornecedores”, disse.
Segundo Matola, o lançamento do portal acentua a filosofia da empresa de abraçar a inovação e a tecnologia digital nas suas operações. Deste modo, disse acreditar que as ferramentas e plataformas digitais podem ajudar a alcançar uma maior eficiência, agilidade e capacidade de reposta nos processos de negócios e serviços. Deu igualmente a conhecer que só em 2023, através do uso da plataforma, foi possível realizar um volume de negócios na ordem de 2.2 mil milhões de meticais, durante a sua fase experimental.
“O portal dos fornecedores agrega um ambiente que proporciona mais uma experiência transparente e permite aos intervenientes da HCB e parceiros acompanhar o processo de licitação até a adjudicação, numa interface diversificada de utilização e manuseio, na qual é possível aceder a informação através de dispositivos”, referiu.
Assegurou que com a plataforma pretende-se criar condições equilibradas de concorrência, garantindo que todos os fornecedores, independentemente da sua dimensão e localização, tenham igual acesso às oportunidades de trabalhar com a HCB.
O PCA da HCB disse que espera ver elevados os padrões de éticas e conformidade em todas as operações.