Numa altura em que ainda se aguarda a validação e proclamação dos resultados eleitorais pelo Conselho Constitucional (CC), o Presidente do Egipto, Abdel Fattah Al Sisi e do Malawi, Lázaro Chakwera, enviaram uma mensagem de felicitações a Daniel Chapo, pela eleição presidencial nas eleições de 9 de Outubro último.
Porém, estas felicitações acontecem numa altura em que decorrem no país manifestações promovidas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, em protesto contra os resultados eleitorais anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), que deram vitória a Daniel Chapo e a Frelimo.
Na sua comunicação, Al Sisi expressou as suas sinceras felicitações e formulou os melhores votos para o sucesso de Chapo na resposta as esperanças e aspirações do povo moçambicano.
O líder egípcio destacou a importância dos laços de amizade e fraternidade que unem o Egipto e Moçambique, reforçando a intenção de promover uma colaboração mais estreita entre os dois países.
Al Sisi enfatizou a necessidade de expandir as cooperações multifacetadas e a coordenação contínua, com o objectivo de assegurar um futuro mais próspero para ambos os povos.
Na mesma linha, esteve o Presidente do Malawi, Lázaro Chakwera, que descreveu a vitória de Chapo, como um reflexo da confiança do povo em sua capacidade de liderança e no legado Frelimo.
Na sua mensagem, Chakwera expressa a esperança de que as relações de colaboração de longa data entre Moçambique e Malawi permitam um trabalho conjunto na promoção da paz e da prosperidade.
O Presidente malawiano sublinhou a importância da cooperação bilateral e multilateral em benefício mútuo dos dois povos.