A organização não- governamental (ONG) britânica Chatham House convidou o candidato Presidencial Daniel Chapo para um debate sobre a sua visão relativamente aos desafios que o país enfrenta. O convite foi feito através de uma carta em que parabeniza Daniel Chapo pela sua vitória nas eleições de Outubro passado, expressando expectativa pela validação dos resultados pelo Conselho Constitucional.
“Seria uma honra acolhê-lo numa data que lhe seja adequada, entre os dias 04 e 06 de Dezembro, de 2024. À Luz dos desafios pós-eleitorais que Moçambique tem enfrentado, o evento vai ser uma plataforma para uma partilha da visão para uma futura prosperidade do país, com uma audiência global”, refere um convite endereçado, a 13 de Novembro, a Daniel Chapo pelo director de Programa de África da Chatham House, Alex Vines.
Aquela organização avança que Daniel Chapo terá 20 minutos de discurso, seguindo-se depois perguntas da audiência, durante uma sessão de uma hora.
Assumindo-se como uma entidade de pesquisa independente, a Chatham House enfatiza que já acolheu discussões com o actual Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o antecessor Armando Guebuza.
Já lá estiveram Nelson Mandela e o sucessor Thabo Mbeki, bem como o chefes de Estado da Nigéria Muhamad Buhari, do Gana Nana Akufo Ado, John Mahama, John Atta Mills e John Kufuor, nota o texto.
“Temos um interesse já antigo por Moçambique e frequentemente temos publicado pesquisas muito bem recebidas por aqueles que se interessam pelo país”, avança-se no convite.