Cerca de 300 convidados confirmaram presença na conferência internacional organizada pela Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), uma iniciativa que marca as celebrações dos 50 anos daquele empreendimento, implantado na província de Tete, centro de Moçambique.
Subordinado ao tema “50 anos da HCB – Ontem, Hoje e o Futuro: Empresa Estruturante e Estratégica”, a conferência, a realizar-se a 21 deste mês em Maputo, tem como objectivo central expor e debater com actores-chave da área, o papel daquele empreendimento para o desenvolvimento e a estabilidade do sector energético nacional e regional. O papel impulsionador que a HCB joga na economia moçambicana é outro dos objectivos da conferência.
Falando na manhã desta segunda-feira, em conferência de imprensa, Mariano Quinze, director de comunicação da HCB, assinalou que o evento terá dois painéis, um dos quais irá discutir o papel das centrais eléctricas no desenvolvimento da economia da região. Este painel contará participantes da região, nomeadamente, a empresa angolana de energia, a sul-africana Eskom e também a própria HCB.
Já o segundo painel irá debruçar-se sobre a gestão das hidroelétricas no contexto das mudanças climáticas geradoras de eventos extremos. Neste painel, onde o professor catedrático Carmo Vaz, fará a apresentação âncora, pretende-se discutir como as centrais hidroelétricas, neste contexto das secas, estão a gerir as suas barragens e como é que elas estão a adaptar-se às mudanças climáticas. Neste painel para além da própria HCB, estará a ZRA, a entidade responsável pela gestão da barragem de Kariba e a ZESCO, a empresa estatal de energia da Zâmbia.
“Pensamos que com esta conferência podemos dar o nosso contributo, na massificação e disseminação de informação sobre como estas empresas do sector energético operaram na região, mas ao mesmo tempo como é que elas contribuem para o desenvolvimento nacional e regional”, sublinhou Mariano Quinze.
Constituída a 23 de Junho de 1975, num acordo entre a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e o Governo português, a HCB elaborou igualmente um conjunto de actividades para marcar as festividades, nomeadamente, concurso de jornalismo sobre a participação da hidroelétrica no desenvolvimento nacional e uma légua denominada HCB Mutola Legend, que irá ocorrer no final deste na cidade de Chimoio. Já a 23 de Junho no Songo, será o ponto mais alto das celebrações dos 50 anos do empreendimento, onde se irá inaugurar o “Projecto Transformar”, uma iniciativa de desenvolvimento integrado e sustentável, que está a ocorrer na vila de Chitima.