Sensivelmente cinco meses depois, o distrito de Nangade, norte da província de Cabo Delgado, está a registar desde 12 de Abril corrente, sinais de retorno de movimentação de grupos de insurgentes nalgumas aldeias, realidade que está a voltar a tirar tranquilidade à população local.
Fontes locais relatam entrada de grupos atacantes no sábado passado, 12 de Abril corrente, pelas matas da região de Nkonga, particularmente nos pântanos uma região denominada Mboi.
O que se diz é que os grupos passaram por Nkonga, Quinto Congresso e Lijungo. Entretanto, por estas regiões, os terroristas não terão criado danos humanos, aparentemente porque a população local estava já em alerta.
“Às 18 horas do dia 13 de Abril, os terroristas estavam nas matas entre Nanuavika e Lijungo, e na madrugada do dia 14 entraram na aldeia Samora Machel. Lá capturaram alguns reféns que, até nesse momento, não se sabe se serão soltos ou não”, relatou uma fonte posicionada naquele distrito.
Em torno da circulação destes grupos, relata-se que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estão no terreno, o que garante algum tipo de tranquilidade em muitas aldeias do distrito.
Fora ao distrito de Nangade, os grupos terroristas continuam a apresentar uma intensa circulação e ataques em muitos pontos de outros distritos, a exemplo de Ancuabe, que viu, nos últimos dias, algumas aldeias atacadas.