Cerca de dois meses após o primeiro encontro, o Presidente da República, Daniel Chapo, e o ex-candidato presidencial, Venâncio António Bila Mondlane, encontram-se na noite desta terça-feira, na Presidência da República, um encontro onde reforçaram o diálogo sobre diversas questões de interesse nacional.
Uma nota enviada a nossa Redacção assinala que Chapo e Mondlane dialogaram sobre a situação de estabilização do país e o processo de criação do partido político de Mondlane, além de terem partilhado ideias sobre a recuperação social e psicológica dos jovens e das comunidades no contexto das sequelas causadas pelas manifestações pós-eleitorais.
“Tanto o Presidente da República como o Eng.º Venâncio Mondlane reconheceram haver progressos na estabilização do país desde o primeiro encontro entre ambos, que teve lugar no dia 23 de Março último, igualmente na cidade de Maputo”, sublinha a nota.
A aversão a discursos de ódio e de desunião, acrescenta a nota, é um dos pontos que foi vincado no encontro, “no qual foi sublinhada a necessidade de ambos continuarem a privilegiar a promoção da paz e da harmonia no seio da sociedade e família moçambicanas”.
“Comprometeram-se, ainda, em alargar o diálogo para os níveis provincial e distrital, de modo a que as autoridades públicas locais possam trabalhar com as populações, incluindo os apoiantes do Eng.º Venâncio Mondlane, em tudo quanto seja em prol da concórdia entre os moçambicanos, bem como em viabilizar a implementação de programas de apoio a iniciativas juvenis nos bairros”, sublinha a mesma nota.