O Centro para a Democracia e Direitos Humanos (CDD) compartilhou, em Accra, Gana, durante o evento Africa Policy Dialogues – INCLUDE Platform, de 20 a 26 de Junho de 2025, os resultados de um programa inovador focado na coesão social, por meio do empreendedorismo e da participação juvenil nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, no norte de Moçambique.
A região enfrenta uma crise prolongada, marcada pela insurgência armada, pelo deslocamento forçado de mais de um milhão de pessoas, desemprego estrutural e pela ausência de políticas públicas eficazes direcionadas à juventude, criando um ambiente desafiador para a inclusão social e a boa governança.
Com o apoio da Cooperação Suíça, o CDD, em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) e a Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC), desenvolveu este programa com o objectivo de responder de forma prática às necessidades urgentes das comunidades deslocadas.
O foco foi promover a integração social e económica, ao mesmo tempo em que se fortaleceu a confiança nas instituições locais. O programa não apenas visa mitigar os impactos imediatos da crise, mas também criar um ambiente propício à regeneração da coesão social, essencial para a reconstrução de um novo pacto social nas províncias afectadas.
O programa consiste em três fases principais. A Fase I (A) foca no empoderamento juvenil. A Fase I (B) envolve o fortalecimento das capacidades dos funcionários públicos distritais. Na Fase II, a participação juvenil estruturada e o empreendedorismo são promovidos. Por fim, a Fase III assegura a sustentabilidade e a replicabilidade do modelo.