A III Sessão extraordinária do Comité Central (CC) que decorre, nesta sexta-feira, na Matola, província de Maputo, arrancou com um único ponto de agenda que era a eleição do presidente do partido, do secretário-geral e do secretariado do CC.
Contudo, pelo meio, levantou-se Agostinho Mondlane, antigo ministro da Defesa e das Pescas nos executivos de Armando Guebuza e Filipe Nyusi, para frisar que, na agenda, também devia-se incluir a eleição dos membros da Comissão Política (CP).
O presídio acolheu a proposta e levou-a à votação do plenário que, por unanimidade, entendeu que a actual CP devia ser renovada. Isto significa que Daniel Chapo quer uma CP que lhe seja fiel, tal como aconteceu com os anteriores presidentes.
Portanto, desta reunião, além do presidente do partido, secretário-geral e membros do secretariado do CC, teremos também nova composição da CP.
Neste encontro, Joaquim Veríssimo, antigo ministro da Justiça, tornou-se membro do CC em substituição de Fernando Faustino, que faleceu no passado dia 23 de Novembro de 2024.