Inicialmente prevista para iniciar as 8:30, desta sexta-feira, a III Sessão extraordinária do Comité Central (CC) da Frelimo arrancou por volta das 10:15 sem os habituais discursos pomposos e de exaltação proferidos pelos órgãos sociais do partido, mormente, a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e a Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLIN).
Daniel Chapo, actual Presidente da República e, secretário-geral da Frelimo, chegou a escola central do partido, as 8:22. Tal como é hábito, Chapo não se dirigiu a sala VIP que se encontra anexa ao pavilhão dos grandes eventos. Chapo seguiu para uma sala junto ao edifício principal da Escola Central. Depois de 15 minutos desceu para o local onde se encontravam perfilados os membros do comité de honra, onde esperou, por cerca de 30 minutos, pelo presidente do partido, Filipe Nyusi que chegou as 9:08, com uma segurança muito mais forte, quando comparada com a de outros antigos chefes de Estado, mormente, Joaquim Chissano e Armando Guebuza.
Filipe Nyusi compareceu no local da reunião numa viatura topo de gama: Toyota Land Cruiser V8, novíssimo. Depois de cumprimentos de boas vindas e cânticos de saudações, Filipe Nyusi dirigiu-se à sala VIP na companhia de Daniel Chapo.
Joaquim Chissano e Armando Guebuza chegaram muito mais tarde. Guebuza chegou ao local do evento por volta das 10 horas e logo depois compareceu Joaquim Chissano. A reunião começou às 10:15 sem os tradicionais discursos. Daniel Chapo foi ao pódio para verificar apenas o quórum e, de seguida chamou Filipe Nyusi para discursar.